O Blog é poderosa ferramenta de atração de novos clientes para o seu site e, consequentemente, uma poderosa ferramenta de apresentação e venda do seu trabalho.
Contudo, é preciso colocar algumas técnicas de SEO básico em prática para obter os melhores resultados.
Vamos conhecer algumas dessas dicas para seu Blog ser um sucesso.
1. Conheça o seu público
Se você é fotografo de casamento, não faz sentido você ter um artigo no seu blog sobre o assunto "como acalmar o bebê antes de uma sessão de fotos". Mas, faz todo o sentido você fazer um post com o assunto "crianças em casamentos: devo pensar no entretenimento delas também?".
E é aí que vem a estratégia!
Se você fotografou um casamento que a noiva pensou nas crianças e montou um playground para elas, as fotos desse playground podem ilustrar esse artigo do blog.
Aqui no blog, você vai escrever conteúdos que vão responder dúvidas do seu público, dar dicas sobre determinados assuntos que são relacionados ao seu nicho e criar listas incríveis para seu cliente se encantar ainda mais com você.
Veja o exemplo abaixo de 3 conteúdos que um(a) fotógrafo(a) de casamento pode criar:
- Onde comprar vestido de noiva em São Paulo
- 5 Dicas para manter a maquiagem intacta durante o casamento
- 10 Igrejas lindas para casar em São Paulo
2. Defina uma palavra-chave para o seu conteúdo
A palavra-chave é uma palavra (ou mais de uma) que resume os temas principais de um texto. Com ela, os buscadores identifica ideias e temas importantes para servir de referência nos resultados de pesquisas.
Par definir uma palavra-chave, você pode usar o próprio Google como também pode usar sistemas que podem ser usar no modo gratuito, como o SEMRush e o Ubersuggest, por exemplo.
No exemplo acima, eu destaquei em bold as palavras-chaves já inseridas em supostos Títulos (title tag) de um post do Blog.
➡️ Veja como saber quais são as palavras mais pesquisadas no Google.
3. Crie um título atrativo
O Título do Post tem a missão de atrair o cliente que já está dentro do seu site para clicar e ler ele.
Também conhecido como Title Tag, ele é o responsável por mostrar a relevância de um determinado conteúdo.
Sendo assim, existem algumas práticas que deixam o Título do Post mais atraente, como destcar a palavra-chave e usar títulos longos.
Ao pesquisar conteúdos similares, evite usar um título que já foi usado por outra pessoa. Tente ter autenticidade na criação de conteúdo.
➡️ No Blog da Alboom tem um conteúdo completo de Como criar títulos eficientes para SEO.
4. Configurações de SEO
Depois que você criar o seu conteúdo, o botão da engrenagem (marcado como nº2 na imagem acima) ficará ativo para clique.
Novamente, há 3 configurações poderoras que vão ajudar no SEO do seu Post Blog.
4.1 Geral
Em GERAL você consegue personalizar a URL e deixar ela amigável.
Algumas dicas para a URL:
- Evitar URLs muito longas;
- Evitar usar números e datas;
- Alterar a URL depois de publicada apenas se necessário.
4.2 SEO
É aqui que você vai colocar o Título de SEO do seu post e ele tem função diferente do Título do Post.
O Título SEO é o que vai tirar o leitor da página de busca e trazer ele para o seu site. Aqui também tem dicas de como otimizar ele e deixar ainda mais atrativo:
- Respeite o limite de caracteres: Veja a prévia que é mostrada acima de como ficará ao mostrar no Google;
- Se possível, coloque a palavra-chave no início do título: No exemplo não foi possível, pois ficaria muito mecânico e artificial. Na dúvida, preze pelo bom senso e pela boa legibilidade;
A Descrição de SEO, também conhecida como Meta Descrição é um resumo sobre o que se trata o post.
➡️ No Blog da Alboom tem um artigo completo sobre como criar Descrições Otimizadas para SEO.
O Prosite vai sempre puxar o primeiro parágrafo, então é muito importante revisar e alterar esse texto para ele reforçar o leitor a clicar em seu post.
Outra dica aqui é usar a palavra-chave principal e, se possível a secundária também. No exemplo, a palavra principal é post blog, já a secundária é artigo do blog.
4.3 Redes Sociais
Aqui, acredito que vale mostrar como vai ficar, caso você não faça a alteração nesse campo:
Note que:
- Não tem imagem de compartilhamento;
- O título está cortado, pois está puxando o Título do Post;
- O resumo abaixo é a primera frase do seu artigo;
Para resolver isso, alguns cliques são necessários:
- Altere a imagem, você pode usar a mesma imagem que usou na capa do post e que já está no Alboom Cloud;
- Copie o Título que você criou na aba de SEO;
- Copie a descrição que você fez para o SEO;
Ficou mais bonito, né!
5. SEO no Texto
Ao escrever, você precisa pensar primeiramente na experiência do seu leitor. Para isso, existem algumas ações, que não são regras, mas entram em um consenso entre os redatores, e que ajudam num bom ranqueamento do seu conteúdo.
- Divida o seu texto em vários subtítulos: Na imagem, o #1 é o H1, ou título principal; o #2 é o H2. O mais comum é se usar até o H4. Você vai dividir o H2 em H3 e o H3 em H4. Isso mostra ao Google uma hirarquia dentro do conteúdo e facilita a leitura;
- O tamanho do conteúdo pode variar de acordo com o tipo de artigo. Porém, evite fazer frases muito longas, parágrafos longos e também sessões longas. Para as frases, uma média boa é de 25 palavras. Já para as sessões, o ideal é até 300 palavras;
- Evite palavras difícies. Usar um vocabulário comum e converse com o seu público é algo primordial;
- Capriche na gramática! Se tiver dúvida, antes de publicar o seu texto redija ele no Word ou no Google Docs e deixe o corretor ortográfico ativado.
- Por último, NUNCA, JAMAIS copie um texto e publique em seu nome. Isso é plágio e você poderá ser sevramente penalizado pelo Google.
6. Imagens
Caso você não tenha imagens próprias para ilustrar o artigo, há vários bancos de imagens, inclusive gratuitos, que podem servir para você.
Não use imagem com marca d'água de uma empresa ou de outra pessoa em seus artigos.
Além disso, renomear os arquivos antes de subir, usando palavras-chave (principal, secundárias ou relacionadas com o conteúdo), já ajuda o Google a entender o que é aquele arquivo.
Ao definir uma imagem para ilustrar o corpo do seu artigo, preencha o Alt Text dela.
Para isso, basta clicar na engrenagem.
6.1 Configurações da Imagem
Aqui você pode colocar a Legenda da Imagem e também preencher o campo de Descição da Imagem ou Alt Text.
O Alt Text, também chamado de texto alternativo, é importante por dois motivos: Ele reforna sobre o que se trata a imagem e funciona como um texto em mecanismo de acessibilidade e também no caso da imagem não carregar.
Preencher o Alt Text é um dos fatores que podem levar a sua imagem a aparecer no Google Imagens 😉
6.2 URL da Imagem
Você pode ter essa imagem no portfólio do seu site. Sendo assim, coloque o link desse trabalho vinculado na imagem, que vai ajudar a manter o cliente ainda mais em seu site.
Lembre-se sempre de clicar em abrir em nova aba.
Gostou desse conteúdo? Então curta e comente 🥰
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.