O conteúdo de um site é o combustível para os principais buscadores, como o Google e Bing, entenderem melhor e assim entregar para os usuários na busca.
Por esse motivo, caprichar nos textos que são inseridos em seu site é o primeiro passo para uma classificação de relevância nas páginas de resultados.
➡️ No Blog da Alboom tem um artigo incrível para você ler antes de começar a criar o seu Portfólio de Fotografia.
Confira as dicas de SEO para o Portfólio do seu Prosite.
Conteúdo: Portfólio > Trabalhos
No Alboom Prosite é chamado de TRABALHOS o campo que você vai inseir as imagens e colocar aquele texto caprichado daquele cliente.
Dentro de cada um dos trabalhos você tem a chance de editar elementos como o título, o local, a descrição das imagens, a descrição do álbum e também a URL amigável. Tudo isso te ajuda a inserir texto dentro do site e, com isso, ter mais conteúdo para ajudar no seu posicionamento.
1. Título do seu trabalho
O Título do seu trabalho é muito importante, pois é ele que vai aparecer na página inicial do seu site.
Exemplos de títulos para portfólio:
- Aniversário: 1º ano da Maria
- Casamento Maria & João / Casamento no Campo Maria & João
- Ensaio Gestante - Maria espera João / Ensaio Gestante - A doce espera do João
2. Categorias
A categoria também pode ser uma ótima oportunidade para você fortalecer o uso da palavra-chave principal do seu site.
Exemplos de nomes de categorias:
- Casamentos;
- Aniversários;
- 15 Anos / Debutantes;
- Formaturas;
- Ensaio Feminino;
- Ensaio de Casal;
- Ensaio Newborn
- etc..
3. Descrição do trabalho
Esse é o texto que é apresentado no começo do seu trabalho, na exibição de sua publicação, e é importante por vários motivos.
Esse breve texto ajuda o seu visitante a entender melhor as fotos, o modo como você realiza esses trabalhos e como atende o seu cliente. Saber disso pode ser decisivo para o seu cliente, então aproveite.
Criar conteúdos relevantes é um dos principais motivo de ranqueamento do Google!
Aqui, você deve ter ciência de quem é o público que você quer atingir. Utilize palavras-chave que você imagina que seus possíveis clientes irão fazer nas buscas no Google, relacionadas ao seu trabalho.
✅ Não sabe que palavras são mais utilizadas para o contexto? Acesse o site kwfinder e faça sua pesquisa.
Você também deve usar a palavra-chave de maior relevância no título do seu trabalho e na URL amigável.
Enfatizar o local do trabalho, o momento em que foi realizado, entre outros, de acordo com o seu objetivo.
Lembre-se também de falar no texto de outros profissionais envolvidos no trabalho (fornecedores e parceiros, de preferência com o link para o site deles). Descreva-o de maneira sucinta, encaixando no texto.
Se tiver outros parceiros que possa incluir, coloque também nesse texto camuflando as suas palavras. 😊
Organize o seu texto: Caso tenha sido efetuado em etapas ou dias diferentes, seu texto deve ser separado. Um conteúdo organizado faz com o que os principais buscadores te "olhe" de maneira diferente. Conte uma história com início, meio e fim, respeitando as regras de ortografia.
Use negrito, itálico ou sublinhado para destacar o que tem relevância.
Faça o link do evento com algum post blog que você tenha em sua página, assim seu post será mais relevante nas buscas.
O Google pode demorar até 30 dias para encontrar o seu trabalho. Se ele estiver "comum", com poucas palavras e sem conteúdo relevante, ele vai passar despercebido. Você pode perder uma grande oportunidade para ter um conteúdo na primeira página do Google.
Ah, mas eu...
- Vou demorar 15 dias para colocar o trabalho em meu site. Até lá eu esqueci todo o conteúdo! Dica: grave em áudio os acontecimentos logo após o evento. Conte para você mesmo como foi aquele trabalho ou peça para seu cliente gravar. Ouvindo a gravação e vendo as imagens, você se lembrará de detalhes importantes 😉
- Não escrevo muito bem. 😞 Peça para alguém escrever para você. Delegue para um jornalista, produtor de conteúdo ou profissional criativo.
Dica de Ouro: No blog da Alboom tem um artigo sobre Storytelling que dá dica de como você pode criar estórias que vão encantar seus clientes.
O importante é escrever para ser melhor indexado. Tenha esse conteúdo caprichado em seu site e seja o primeiro nas buscas! 🙂
4. Local
Inserir o local em que o trabalho fotográfico foi realizado, também trará muita riqueza para seu post.
Há um recurso no Google que busca por geolocalização, portanto, inserir o local fará com que o seu futuro cliente encontre o seu trabalho de forma mais rápida possível.
⚠️ Isso muito nas pesquisas por cada cidade, estado ou região.
5. Configurações Avançadas
Essa engrenagem você vai encontrar em todos os seus posts de trbalho. Dentro dela, é possível persolanizar ainda mais o seu conteúdo e aplicar algumas técnicas de SEO que vão trazer um diferencial imenso para o ranqueamento do seu site.
5.1 Configuração Geral
Dentro do menu Geral você consegue personalizar a URL, setar se deseja ou não mostrar a data do trabalho e configurar o modo de exibição do trabalho.
URL Amigável
A URL amigável é uma forma de personalizar o link de cada álbum. Automaticamente, a sua URL é puxada pelas palavras que você usou no seu título. Mas você pode inserir mais palavras que descrevam melhor o seu álbum e que completem o seu link.
Ah! E lembre-se de separar todos os termos com tracinho.
Por exemplo: casamento-sao-paulo-fazenda-maria-joao
5.2 Redes Sociais
Em Redes Sociais você pode escolher uma imagem para o compartilhamento nas redes sociais, pode personalizar o Título e colocar uma breve descrição.
O título e a descrição você pode usar igual ao que criar na aba de SEO (próximo item)
5.3 SEO
Por último, mas definitivamente não menos importante, a configuração de SEO para seu post.
Aqui, você vai definir como quer que esse post de portfólio apareça no Google.
Você vai definir um Título de SEO e a Meta Descrição.
➡️ Veja no Blog da Alboom como criar uma Descrição otimizada para SEO
E você pode usar o mesmo título e descrição em redes sociais 😉
6. Descrição das imagens
Essa função faz com que as imagens já carreguem um texto e que o Google possa identificar melhor as suas fotos através das palavras usadas na descrição.
Seguem algumas dicas:
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Descreva! Descreva! A descrição da imagem é um espaço estrategicamente feito para explicar as imagens, em forma de texto, para quem não puder vê-las. Então preste bem atenção no que a imagem mostra e descreva isso como se estivesse lendo a imagem a alguém que não pode ver. Um bom exercício é escrever a descrição como se estivesse contando o que ela mostra para alguém através do telefone.
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Seja Breve: Aqui na Alboom, temos o limite de descrição de 250 caracteres. E existe uma razão para isso. Grande parte dos leitores de tela corta a leitura dos alt text quando chega à marca de 125 caracteres, mais ou menos, então tente ficar nessa marca!
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Palavra-chave: Queremos que o seu cliente chegue até você. Então fale a linguagem dele. Se o seu público fala inglês, então use as suas palavras chave e toda a descrição em inglês. Pensando em palavras que esse público usaria para buscar imagens e conteúdo como os seus e, com isso, crie ótimas descrições para as suas imagens.
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Faça um bom trabalho: O Google não vai te ajudar se você não fizer um bom trabalho. Então preste bem atenção nas palavras usadas, na ortografia delas, na relevância junto com o seu público algo e também cuide para que ele sempre faça sentido. Se você ler a frase usada como descrição e sentir que ela não fez sentido nenhum pra você. Então você está usando a descrição errada.
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Evite repetir a descrição: Como cada imagem mostra uma coisa, cada imagem merece uma descrição pensada exclusivamente nela. Entendemos que algumas imagens são bem parecidas entre si, então mude uma ou outra palavra, troque a ordem das palavras e com isso você vai ter muito mais texto para usar nas suas imagens.
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Dica extra
Altere o nome do arquivo antes de realizar o upload para o Prosite. Procure usar palavras-chaves e suas variações no nome dos arquivos e lembre-se de separar todos os termos com traços e sem acentos!
Conteúdo: Portfólio > Galerias
As GALERIAS são um espaço do seu site onde você pode mostrar o melhor do seu trabalho ou algum trabalho diferente que você faz.
Contudo, aqui você tem menos oportunidades de inserção de texto, então aproveite o que puder. Use bem o Título, a URL amigável e também a descrição das imagens.
A maneira de fazer isso é idêntica à dos Trabalhos.
Veja os nossos exemplos, agora com uma galeria de Doces de Festa:
1. Título
Coloque um título breve, então prefira usar palavras-chaves.
2. URL amigável
Com o título criado, fica mais fácil definir a URL da galeria. Seja breve também e prefira usar a palavra-chave que define a galeria.
3. Descrição das Imagens
Assim como em Trabalhos, nos álbuns, você pode descrever as imagens da sua galeria sempre usando palavras-chaves que se relacionem com esse trabalho e descrevendo o que cada imagem mostra.
Ah, e que todas as descrições sejam frases com sentido e evite repetir a mesma descrição em várias fotos.
Divulgue!
Se ninguém conhecer o seu conteúdo, criar ele não vai valer de nada!
Por esse motivo, divulgar nas redes sociais, para os grupos e comunidades e também mandar para amigos o link do seu site sempre que postar um novo trabalho ou galeria, trará mais engajamento e acessos.
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