Dentro das ferramentas de Conteúdo, há várias funcionalidades que podem melhorar o seu SEO.
Conteúdo > Portfólio > Trabalhos
Conteúdo é o combustível do seu site. O Google precisa de textos para entender o seu conteúdo e assim poder posicioná-lo de acordo. Então utilize textos onde puder!
O espaço de upload das imagens nos seus álbuns, em Trabalhos, é um lugar onde você tem várias chances de usar palavras-chaves para melhorar ainda mais o seu SEO.
Dentro de cada um dos trabalhos você tem a chance de editar elementos como o título, o local, a descrição das imagens, a descrição do álbum e também a URL amigável. Tudo isso te ajuda a inserir texto dentro do site e, com isso, ter mais conteúdo para ajudar no seu posicionamento.
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Título do seu trabalho:
O campo título é obrigatório, mas use ele a seu favor. Use um texto simples, mas que explique bem o que o álbum mostra. Se é um casamento, pode ser o nome dos noivos. Se um aniversário, o nome do aniversariante e a idade.
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Categorias:
A categoria também pode ser uma ótima palavra-chave pra você, uma vez que ela é um texto dentro do seu site e também funciona dentro do seu link. -
URL Amigável:
A URL amigável é uma forma de personalizar o link de cada álbum. Automaticamente, a sua URL é puxada pelas palavras que você usou no seu título. Mas você pode inserir mais palavras que descrevam melhor o seu álbum e que completem o seu link.
Ah! E lembre-se de separar todos os termos com tracinho.
Por exemplo: fernando-michele-ensaio-clube-de-campo-jundiai-sp-pre-wedding.
Se achar que o link está muito grande para ser compartilhado, você sempre pode usar um encurtador de link. O Google tem um ótimo que até mesmo contabiliza os acessos desse link encurtado!
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Descrição das Imagens:
Essa função faz com que as imagens já carreguem um texto e que o Google possa identificar melhor as suas fotos através das palavras usadas na descrição. Seguem algumas dicas:
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Descreva! Descreva! A descrição da imagem é um espaço estrategicamente feito para explicar as imagens, em forma de texto, para quem não puder vê-las. Então preste bem atenção no que a imagem mostra e descreva isso como se estivesse lendo a imagem a alguém que não pode ver. Um bom exercício é escrever a descrição como se estivesse contando o que ela mostra para alguém através do telefone.
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Seja Breve: Aqui na Alboom, temos o limite de descrição de 250 caracteres. E existe uma razão para isso. Grande parte dos leitores de tela corta a leitura dos alt text quando chega à marca de 125 caracteres, mais ou menos, então tente ficar nessa marca!
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Palavra-chave: Queremos que o seu cliente chegue até você. Então fale a linguagem dele. Se o seu público fala inglês, então use as suas palavras chave e toda a descrição em inglês. Pensando em palavras que esse público usaria para buscar imagens e conteúdo como os seus e, com isso, crie ótimas descrições para as suas imagens.
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Faça um bom trabalho: O Google não vai te ajudar se você não fizer um bom trabalho. Então preste bem atenção nas palavras usadas, na ortografia delas, na relevância junto com o seu público algo e também cuide para que ele sempre faça sentido. Se você ler a frase usada como descrição e sentir que ela não fez sentido nenhum pra você. Então você está usando a descrição errada.
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NUNCA, JAMAIS, NEM PENSE EM REPETIR A DESCRIÇÃO: Como cada imagem mostra uma coisa, cada imagem merece uma descrição pensada exclusivamente nela. Entendemos que algumas imagens são bem parecidas entre si, então mude uma ou outra palavra, troque a ordem das palavras e com isso você vai ter muito mais texto para usar nas suas imagens.
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Nome do arquivo:
Você também pode usar essas palavras chaves no nome do arquivo ao exportar as suas imagens. Mas atenção: não use mais do que 130 caracteres, e lembre-se de separar todos os termos com traços e sem acentos!
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Local:
O local também é uma informação de muita importância.
Hoje, grandes partes das nossas pesquisas são regionais, por causa do posicionamento geográfico dos smartphones, então sempre use termos de localidade.
Isso te ajuda bastante nas pesquisas por cada cidade, estado ou região.
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Descrição do trabalho:
Esse é o texto que é apresentado no começo do seu trabalho, na exibição de sua publicação e é importante por vários motivos. Esse breve texto ajuda o seu visitante a entender melhor o álbum, o modo como você realiza esses trabalhos, como atende o seu cliente. Saber disso pode ser decisivo para o seu cliente, então aproveite.
O motivo mais importante é que a descrição é texto. Texto é combustível pro Google.
Porém, o conteúdo descrito para o trabalho deve ter relevância para o Google. Portanto, você deve ter ciência de quem é o público que você quer atingir. Utilize palavras-chave que você imagina que seus possíveis clientes irão fazer nas buscas no Google, relacionadas ao seu trabalho.
Não sabe que palavras são mais utilizadas para o contexto? Acesse o site kwfinder e faça sua pesquisa.
Você também deve usar a palavra-chave de maior relevância no título do seu trabalho e na URL amigável.
Enfatizar o local do trabalho, o momento em que foi realizado, entre outros, de acordo com o seu objetivo.Lembre-se também de falar no texto de outros profissionais envolvidos no trabalho (fornecedores e parceiros, de preferência com o link para o site deles). Descreva-o de maneira sucinta, encaixando no texto.
Se tiver outros parceiros que possa incluir, coloque também nesse texto camuflando as suas palavras :)Organize o seu texto: Caso tenha sido efetuado em etapas ou dias diferentes, seu texto deve ser separado. Um conteúdo organizado faz com o que o Google te "olhe" de maneira diferente. Conte uma história com início, meio e fim, respeitando as regras de ortografia.
Use negrito, itálico ou sublinhado para destacar o que tem relevância.Faça o link do evento com algum post blog que você tenha em sua página, assim seu post será mais relevante nas buscas.
O Google pode demorar até 30 dias para encontrar o seu trabalho. Se ele estiver "comum", com poucas palavras e sem conteúdo relevante, ele vai passar despercebido. Você pode perder uma grande oportunidade para ter um conteúdo na primeira página do Google.
Ah, mas eu...- Vou demorar 15 dias para colocar o trabalho em meu site. Até lá eu esqueci todo o conteúdo! Dica: grave em áudio os acontecimentos logo após o evento. Conte para você mesmo como foi aquele trabalho ou peça para seu cliente gravar. Ouvindo a gravação e vendo as imagens, você se lembrará de detalhes importantes ;)
- Não escrevo muito bem:( Peça para alguém escrever para você. Delegue para um jornalista, produtor de conteúdo ou profissional criativo.
O importante é escrever para ser melhor indexado. Tenha esse conteúdo caprichado em seu site e seja o primeiro nas buscas! :)
Conteúdo > Portfólio > Galerias
As galerias são um espaço do seu site onde você pode mostrar o seu melhor.
Então mostre o seu melhor com um SEO preenchido com qualidade.
Em galerias, você tem menos oportunidades de inserção de texto, então aproveite o que puder. Use bem a URL amigável e também a descrição das imagens.
A maneira de fazer isso é idêntica à do Portfólio.
Veja os nossos exemplos, agora com uma galeria de ensaio:
- URL amigável
Identifiquei o assunto da galeria, o tipo de foto utilizada e o local. A partir dessas definições, crie e insira palavras-chaves na URL amigável.
As Galerias não permitem que você insira informações de local, então aproveita a URL pra isso.
Exemplo: marisa-rocha-ensaio-externo-chapada-guarani-sp-moda
- Descrição das Imagens
Assim como em Trabalhos, nos álbuns, você pode descrever as imagens da sua galeria sempre usando palavras-chaves que se relacionem com esse trabalho e descrevendo o que cada imagem mostra.
Ah, e que todas as descrições sejam frases com sentido e evite repetir a mesma descrição em várias fotos.
Conteúdo > Blog
O blog é a ferramenta de texto dentro do seu Alboom Prosite. Então, use e abuse dessa ferramenta.
O blog é um ótimo lugar para criar textos, artigos e matérias que chamem a atenção do seu público. Lembra aquele que você analisou com a ajuda do Google Analytics? Então, essa é a hora de atrair essas pessoas para o seu site.
A melhor forma de fazer isso é criar postagens que tenham a ver com o que o seu público alvo procura. Se o seu público alvo é de casamento, crie posts relacionados com isso.
Por exemplo: você quer ser encontrado pelo público de casamento, então o seu público alvo seriam noivas, madrinhas, mães da noiva e todo mundo interessado por casamento.
Então crie postagens que se relacionem com isso: dicas de vestidos de noiva, locais legais para ensaios pré casamento, dicas de maquiagem pra noiva, dicas do que fazer no grande dia, tipos de ensaios para pré casamento.
Se não tiver criatividade para criar esses posts, você pode ir em blogs de casamento, ver as postagens dele e criar algo inspirado nisso.
Você também pode criar posts com parceiros que trabalham no mercado de casamento, citando buffets, lojas de aluguel de trajes e outros fornecedores e empresas. Além de que indicando eles, você pode ser indicado de volta e fechar mais contratos.
Intercalar postagens no blog com postagens no portfólio pode te levar a ter um site mais atualizado e mais frequente, coisa que o Google também reconhece e ajuda a te levar ainda mais acima no posicionamento das buscas.
Ah, e não se esqueça da URL amigável. Já explicamos sobre ela aqui! :)
Conteúdo > Página > Sobre
A página Sobre é o espaço ideal para falar um pouco mais sobre você, sobre a sua relação com o seu trabalho, sobre o seu público e como atende à ele.
Se você pode escrever sobre você, então é texto e é combustível do Google, certo?
Aproveite. Descreva o que você faz, conte sua história e use palavras chaves. Pense no que o seu cliente gostaria de ler sobre você, o que o ajudaria a decidir a contratar o seu trabalho a partir do seu perfil e crie uma ótima descrição na página SOBRE.
Divulgue!
Se ninguém conhecer o seu conteúdo, criar ele não vai valer de nada!
Então divulgue. Poste nas redes sociais. Deixe que as pessoas saibam que você tem material no seu site que merece e deve ser visto. Então compartilhe sempre, divulgue sempre e deixe que as pessoas saibam o que você faz e queiram ver isso.
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