As boas práticas de SEO que podem ser realizadas para que um site tenha um bom posicionamento no Google e em outros buscadores podem ser dividas em SEO Estratégico e SEO Técnico.
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, aqui estão os links dos artigos disponíveis no Blog da Alboom que, com certeza, vão te ajudar:
Para quem tem o site com a Alboom, toda a parte de SEO Técnico que precisa de conhecimentos específicos de programação, já vem pronta.
O que você precisa fazer é basicamente preencher de forma eficiente alguns campos, ou criar conteúdos, que vão ajudar em sua estratégia de SEO.
Nesse tutorial, você vai aprender a identificar quais são esses campos e como preencher de forma correta.
Caso prefira, assista o vídeo com a aula de SEO.
1. SEO
No menu lateral, na categoria Cresça seu Negócio, você encontra a opção de SEO.
Nele, você encontrará 4 abas: Busca, Google Analytics, Facebook e Redirecionamento.
Vamos entender o que cada uma faz.
1.1 Busca
O campo Busca é uma das primeiras coisas que você deve preencher quando começar a criar o seu site, pois é aqui que seu site vai receber um nome e uma descrição que vão aparecer no Google, e é por ele que o seu futuro cliente vai te encontrar.
Quanto mais condensada e clara essa mensagem estiver, mais o cliente se sentirá seguro em clicar no seu link na página de busca.
Se a palavra-chave que seu cliente tiver escrito no buscador também já estiver no seu título ou descrição, você tem ainda mais chances de ter um bom posicionamento.
Título do Site
Para preencher o título do seu site, você deve responder à três perguntas e, com base nelas, criar o seu título:
- Quem você é?
- Pelo que quer ser encontrado?
- Onde quer ser encontrado?
No título, use palavras-chaves que atraiam o seu público-alvo. Ele deve ter no máximo 75 caracteres. Títulos maiores do que isso podem ser cortados na exibição da busca do Google.
Então, fique sempre entre 55 e 75 caracteres.
Descrição do Site
Em Descrição, você deve explicar melhor essas três perguntas pensando bem no seu público alvo. Para uma boa descrição, além das três perguntas que já falamos, pense também em:
- O que você faz?
- Pra quem você faz?
- Como você faz? (Seu diferencial)
- Onde você faz?
O ideal na descrição do site é ficar na marca de 200 caracteres. Mais do que isso, conforme já falamos, não é exibido e você pode deixar palavras-chaves importantes pra você, de fora de busca.
Palavras-chave
Em SEO, você também encontra o campo de palavras-chaves. Antes, esses termos chaves eram uma das principais fontes de posicionamento do Google, hoje, ela é um coadjuvante nos seus resultados.
Porém, vale a pena preencher.
Tem dúvidas sobre a palavra-chave? No site KWFinder você encontra as melhores palavras-chave para serem usadas em seu post. Você também pode usar o Google Trends.
A melhor forma de fazer isso é pensar como o seu cliente. Se coloque na mente dele: o que ele digitaria para encontrar você no Google?
Lembrando que, para adicionar essas palavras, você deve escrever o termo e então pressionar a tecla enter.
Ao alterar essas informações, saiba que o Google pode demorar, em média, até 30 dias para atualizar essas informações nas buscas. Então pode ser que, os resultados desses esforços demorem para aparecer.
Se mesmo assim tiver dúvida sobre o que preencher no Título e na Descrição, você pode usar o recurso de Criar texto com IA.
1.2 Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google e essencial para acompanhar o desempenho do seu site.
Através dele, você pode ter estatísticas e relatórios sobre os acessos do seu site como horários, páginas visitadas, quantidade de visitas, regiões que visitaram e outras informações que vão te ajudar a identificar um perfil dos seus acessos e, com base nisso, criar um conteúdo ainda mais atraente para esse público.
Nosso time de especialistas pode te ajudar a realizar a integração entre o seu site e o Google Analytics 4.
A Verificação de Domínio é outro recurso gratuito do Google realizado via Google Search Console.
Ela permite que o Google reconheça o seu domínio e, a partir desse reconhecimento, também saiba quais páginas e qual conteúdo o seu site possui. Assim, com base nessa leitura, ele vai poder te posicionar de acordo com o que o seu site oferece.
Para realizar a verificação do domínio, entre em contato com nossa equipe ou siga o passo a passo do artigo Google Verificação de Domínio e Sitemap.
2. Portfólio
Ao divulgar suas imagens, seja em Trabalho ou Galerias, você também pode colocar em prática algumas técnicas de SEO.
2.1 Portfólio > Trabalhos
Em trabalhos você tem mais campos de SEO para preencher e ranquear melhor seu conteúdo.
Para saber em detalhes como preencher todos esses campos, veja o artigo especial de SEO para Portfólio que temos disponível aqui em nossa Central de Ajuda.
Dentro de cada um dos trabalhos você tem a chance de editar elementos como o título, o local, a descrição das imagens, a descrição do trabalho e também a URL amigável. Tudo isso te ajuda a inserir texto dentro do site e, com isso, ter mais conteúdo para ajudar no seu posicionamento.
A categoria também pode ser uma ótima palavra-chave pra você, uma vez que ela é um texto dentro do seu site e também funciona dentro do seu link.
A URL amigável é uma forma de personalizar o link de cada trabalho. Automaticamente, a sua URL é criada pelas palavras que você usou no seu título. Mas você pode alterar ela, deixando mais curta e personalizada, otimizando a sua postagem.
A Descrição das Imagens é importante, pois elas auxiliam o Google a identificar a imagem e também serve para auxiliar pessoas com deficiência visual. Aqui, é interessante usar termos que descreva cada uma das imagens, facilitando a interpretação delas e posicionamento do conteúdo pelo Google. Isso pode te impactar até mesmo no Google Imagens! Entendemos que muitos trabalhos podem ter imagens semelhantes, mas não use a mesma descrição para todas as imagens. A última dica é não ultrapassar os 250 caracteres.
O local também é uma informação de muita importância. Hoje, grandes partes das nossas pesquisas são regionais por causa do posicionamento geográfico dos smartphones. Então, sempre use termos de localidade. Isso te ajuda bastante nas pesquisas por cada cidade, estado ou região.
A descrição do trabalho é o campo que você conseguirá colocar mais conteúdos. Desde contar histórias até ter uma ficha técnica de algo. Um dos motivos que é importante criar um texto que descreva o trabalho é que ele auxilia o seu cliente a se conectar com você, além de poder entender melhor o seu trabalho. Ele pode ser o fator de decisão para um futuro cliente fechar negócios.
Dica Extra: Você também pode usar essas palavras-chaves no nome do arquivo ao exportar as suas imagens. Mas atenção: não use mais do que 130 caracteres, e lembre-se de separar todos os termos com traços e sem acentos!
2.2 Galerias
As galerias são um espaço do seu site onde você pode mostrar o seu melhor e você também pode colocar em prática o SEO aqui.
Em galerias, você tem menos oportunidades de inserção de texto, então use bem o campo de Título, URL amigável e também a descrição das imagens.
3. Páginas
A página Sobre e a página Contato são mais duas oportunidades para você colocar informações necessárias sobre você, o que você faz e como é possível te encontrar.
Além dos textos que você pode inserir nessas páginas, há a configuração da página, que vai permitir uma personalização que cria uma oportunidade de otimização mais direcionada.
Configuração Geral da Página
Insira um nome e personalize a URL da sua página.
Redes Sociais
Em Redes Sociais, você pode escolher uma imagem de compartilhamento, o título e a descrição da página (assim como você para o site).
Dica: Em Título e Descrição, você pode usar igual na aba de SEO.
SEO
Adicione um título, a descrição e palavras-chave relacionado a sua página.
Avançado
Nesse campo, você pode personalizar a favicon (imagem que aparece no navegador) de sua página.
Caso tenha conhecimento ou tenha algum código, aqui é possível inserir também tags de personalização.
3.1 Página Sobre
Na página Sobre você vai contar um pouco sobre você, ou sobre a sua empresa ou sobre o seu negócio.
Essa é uma excelente oportunidade de humanizar empresas e se aproximar do seu público.
Se sua empresa tiver um nome fantasia, lembre-se de informar quem são as pessoas por traz desse nome.
Aqui, dependendo do seu negócio, você pode colocar links para as redes sociais também.
3.2 Página Contato
Na página contato, além de dar formas para seu cliente te encontrar, você pode colocar informações adicionais como mapa do seu endereço, links para as redes sociais e pode colocar avaliações do Google.
Confira esse artigo especial sobre a Página de Contato e revolucione a sua!
4. Blog
O Google já deixou bem claro que, o terceiro índice que ele leva em consideração na hora de ranquear um site ou página, é o conteúdo.
Mas não é qualquer tipo de conteúdo. Esse deve ser autêntico, atualizado e deve estar otimizado para os motores de busca.
O Alboom Prosite conta com a funcionalidade de Blog, e você pode usar e abusar dele.
Legenda: 1 - Título do artigo do Blog | 2 - Botão de configuração da página do Post do Blog.
Ter um blog é tão importante para o seu site, que temos um artigo aqui em nossa Central de Ajuda que mostra o Passo a Passo de como otimizar o SEO do seu Blog.
E se você não souber como estruturar ou até mesmo o que escrever, veja esses dois artigos do Blog da Alboom:
O Blog do Prosite também tem a ferramenta de criar texto com IA e a de Sugerir melhoria com IA;
Agora, divulgue!
Para que as pessoas conheçam seu conteúdo, é preciso divulgar ele.
Seja enviando o link em grupos do Whatsapp ou Telegram, ou criando posts específicos para cada rede social, como Instagram e Linkedin.
Comentários
1 comentário
Muito fera, me ajudou muito, só no acesso ao passo a passo do Google Analytics, e alerta que não tenho acesso a esse conteúdo.
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