Como melhorar o ranqueamento do seu SEO no Alboom Prosite!
Quem não quer ter um ótimo posicionamento nos mecanismos de busca?
A Alboom favorece esse bom posicionamento através de códigos já inseridos no seu website que, quando bem preenchidos, trazem resultados realmente significativos.
Nesse tutorial vamos explicar onde estão esses campos e como preenchê-los.
1 - Cresça Seu Negócio > SEO > Geral
Esse é o principal preenchimento. Aqui você encontra o título e a descrição do seu site, que são as informações que aparecem nas buscas pelo conteúdo no Google. Veja na imagem o exemplo de como as informações inseridas serão encontradas.
Quanto mais condensada e clara essa mensagem estiver, mais o cliente se sentirá seguro em clicar no seu link. Se a palavra-chave que seu cliente tiver escrito no buscador também já estiver no seu título ou descrição, você tem ainda mais chances de ter um bom posicionamento.
Para preencher o título do seu site, você deve responder à três perguntas e, com base nelas, criar o seu título:
- Quem você é?
- Pelo que quer ser encontrado?
- Onde quer ser encontrado?
Vamos supor que suas respostas foram:
- João da Silva
- Fotografia de Casamento, ensaio e eventos
- em São Paulo - SP
Com base nessas respostas, ficou fácil formar o seu título:
João da Silva - Fotógrafo de Casamento, Ensaios e Eventos em São Paulo - SP
É bom que o título use palavras chaves que atraiam o seu público alvo e que tenha, no máximo, 75 caracteres. Títulos maiores do que isso podem ser cortados na exibição da busca do Google. Então, fique sempre entre 55 e 75 caracteres.
Em Descrição, você deve explicar melhor essas três perguntas pensando bem no seu público alvo. Para uma boa descrição, além das três perguntas que já falamos, pense também em:
- O que você faz?
- Pra quem você faz?
- Como você faz?
- Onde você faz?
Assim, uma ótima descrição seria:
Website de João da Silva, fotógrafo especializado em fotografia de casamentos, ensaios de casal, ensaios pré wedding, ensaios gestante, infantil e kids e eventos de 15 anos com ensaios de debutante na região de São Paulo - SP
O ideal na descrição do site é ficar na marca de 200 caracteres. Mais do que isso, conforme já falamos, não é exibido e você pode deixar palavras chaves importantes pra você, de fora de busca.
Em SEO, você também encontra o campo de palavras-chaves. Antes, esses termos chaves eram uma das principais fontes de posicionamento do Google, hoje, ela é um coadjuvante nos seus resultados.
Porém, vale a pena preencher.
Tem dúvidas sobre a palavra-chave? Nesse link você pode acessar o site KWFinder, no qual você encontra as melhores palavras-chave para serem usadas em seu post.
A melhor forma de fazer isso é pensar como o seu cliente. Se coloque na mente dele: o que ele digitaria para encontrar você no Google?
E então digite esses termos. Levando em consideração suas perguntas respondidas, ótimas palavras ali seriam:
Lembrando que: para adicionar essas palavras, você deve escrever o termo e então pressionar a tecla enter.
Ao alterar essas informações, saiba que o Google demora, em média 30 dias, para atualizar essas informações nas buscas. Então pode ser que, os resultados desses esforços demorem para aparecer.
2 - Cresça Seu Negócio > SEO > Avançado
Passo 1 concluído, estamos mais perto de ter resultados incríveis com o website.
Agora é hora das integrações avançadas. Além desse preenchimento do SEO, é importante que você realize algumas dessas integrações para garantir que o Google saiba quem você é e do que você é capaz.
A mais importante delas é a Google Verificação de Domínio.
A Verificação de domínio do Google é uma integração que permite que o Google reconheça o seu domínio e a partir desse reconhecimento, também saiba quais páginas e qual conteúdo o seu site possui. Assim, com base nessa leitura, ele vai poder te posicionar de acordo com o que o seu site oferece.
Para realizar essa verificação, você pode seguir esse tutorial passo a passo.
O Google Analytics também é uma ferramenta que pode ser uma ótima aliada. Através dele, você pode ter estatísticas e relatórios sobre os acessos do seu site como horários, páginas visitas, quantidade de visitas, regiões que visitaram e outras informações que vão te ajudar a identificar um perfil dos seus acessos e, com base nisso, criar um conteúdo ainda mais atraente para esse público.
Se tiver interesse em usar o Google Analytics a seu favor, você pode aprender a realizar a integração dele com o seu website aqui.
3 - Conteúdo > Portfólio > Trabalhos
Conteúdo é o combustível do seu site. O Google precisa de textos para entender o seu conteúdo e assim poder posicioná-lo de acordo. Então utilize textos onde puder!
O espaço de upload das imagens nos seus álbuns, em Trabalhos, é um lugar onde você tem várias chances de usar termos chaves para melhorar ainda mais o seu SEO.
Dentro de cada um dos trabalhos você tem a chance de editar elementos como o título, o local, a descrição das imagens, a descrição do álbum e também a URL amigável. Tudo isso te ajuda a inserir texto dentro do site e, com isso, ter mais conteúdo para ajudar no seu posicionamento.
O campo título é obrigatório, mas use ele a seu favor. Use um texto simples, mas que explique bem o que o álbum mostra. Se é um casamento, pode ser o nome dos noivos. Se um aniversário, o nome do aniversariante e a idade.
A categoria também pode ser uma ótima palavra chave pra você, uma vez que ela é um texto dentro do seu site e também funciona dentro do seu link. Bônus duplo merece atenção, certo?
A URL amigável é uma forma de personalizar o link de cada álbum. Automaticamente, a sua URL é puxada pelas palavras que você usou no seu título. Mas você pode inserir mais palavras que descrevam melhor o seu álbum e que completem o seu link.
Ah! E lembre-se de separar todos os termos com tracinho.
Por exemplo: fernando-michele-ensaio-clube-de-campo-jundiai-sp-pre-wedding
Se achar que o link está muito grande para ser compartilhado, você sempre pode usar um encurtador de link. O Google tem um ótimo que até mesmo contabiliza os acessos desse link encurtado!
Descrever as imagens é importante para você também! Isso faz com que as imagens já carreguem um texto e que o Google possa identificar melhor as suas fotos através das palavras usadas na descrição.
Seria interessante usar termos chaves, mas que descreva cada uma das imagens para facilitar a interpretação delas e posicionamento do conteúdo pelo Google. Isso pode te impactar até mesmo no Google Images!
Entendemos que muitos álbuns possuem muitas fotos semelhantes mas, NÃO use a mesma descrição para todas as imagens. Isso faz com que o Google pense que você repetiu a imagem várias vezes e pode te desclassificar.
Então mude uma ou outra palavra na hora de descrever, troque a ordem dos termos, mas sempre faça com que a frase descritiva faça sentido. Ah, e não passe de 250 caracteres!
Se estiver em dúvidas sobre como criar uma boa descrição, leia esse tutorial.
E pode descrever como preferir: essa descrição aparece apenas para os mecanismos de busca.
Você também pode usar essas palavras chaves no nome do arquivo ao exportar as suas imagens. Mas atenção: não use mais do que 130 caracteres, e lembre-se de separar todos os termos com traços e sem acentos!
O local também é uma informação de muita importância. Hoje, grandes partes das nossas pesquisas são regionais, por causa do posicionamento geográfico dos smartphones, então sempre use termos de localidade. Isso te ajuda bastante nas pesquisas por cada cidade, estado ou região.
No exemplo, usamos cidade e estado:
Outro espaço importante é a descrição do álbum.
Esse é o texto que vai no começo do seu álbum e é importante por vários motivos. Um deles é que ajuda o seu cliente a contextualizar. Esse breve texto ajuda o seu visitante a entender melhor o álbum, o modo como você realiza esses trabalhos, como atende o seu cliente. Saber disso pode ser decisivo para o seu cliente, então aproveite.
E o outro motivo é claro: descrição é texto. Texto é combustível pro Google. Então sempre que puder, insira texto. Nesse álbum de exemplo que estamos criando, inserimos as palavras chaves na descrição em negrito para que elas tivessem destaque.
Palavras chave? OK.
Explicação bacana do que o ensaio foi e como é? OK.
Pronto, trabalho adicionado e com um ótimo SEO preenchido.
4 - Conteúdo > Portfólio > Galerias
As galerias são um espaço do seu site onde você pode mostrar o seu melhor.
Então mostre o seu melhor com um SEO preenchido com qualidade.
Em galerias, você tem menos oportunidades de inserção de texto, então aproveite o que puder. Use bem a URL amigável e também a descrição das imagens.
A maneira de fazer isso é idêntica à do Portfólio.
Veja os nossos exemplos, agora com uma galeria de ensaio:
- URL amigável:
Como a galeria se trata de um ensaio externo, na área de moda, na Chapada Guarani, vamos inserir essas palavras chaves na nossa URL.
As galerias não permitem que você insira informações de local, então aproveita a URL pra isso.
A nossa URL criada foi: marisa-rocha-ensaio-externo-chapada-guarani-sp-moda
- Descrição das Imagens:
Assim como em Trabalhos, nos álbuns, você pode descrever as imagens da sua galeria sempre usando palavras chave que se relacionem com esse trabalho e descrevendo o que cada imagem mostra.
Ah, e que todas as descrições sejam frases com sentido e evite repetir a mesma descrição em várias fotos.
5 - Conteúdo > Páginas > SOBRE
A página Sobre é o espaço ideal para falar um pouco mais sobre você, sobre a sua relação com o seu trabalho, sobre o seu público e como atende à ele.
Se você pode escrever sobre você, então é texto e é combustível do Google, certo?
Aproveite. Descreva o que você faz, conte sua história e use palavras chaves. Pense no que o seu cliente gostaria de ler sobre você, o que o ajudaria a decidir a contratar o seu trabalho a partir do seu perfil e crie uma ótima descrição na página SOBRE.
Os campos Título e Subtítulo podem ser preenchidos como preferir. Recomendamos que o campo título tenha o seu nome, e o campo subtítulo seja uma frase bacana que descreva quem você é e o que faz.
6 - Conteúdo > Blog
Qual a ferramenta ideal para texto dentro do seu website Alboom? O blog!
Dentro dele você encontra várias ferramentas para a edição do seu texto e blocos rápidos e prontos para facilitar na sua edição.
O blog é um ótimo lugar para criar textos, artigos e matérias que chamem a atenção do seu público. Lembra aquele que você analisou com a ajuda do Google Analytics? Então, essa é a hora de atrair essas pessoas para o seu site.
A melhor forma de fazer isso é criar postagens que tenham a ver com o que o seu público alvo procura. Se o seu público alvo é de casamento, crie posts relacionados com isso.
Por exemplo: você quer ser encontrado pelo público de casamento, então o seu público alvo seriam noivas, madrinhas, mães da noiva e todo mundo interessado por casamento.
Então crie postagens que se relacionem com isso: dicas de vestidos de noiva, locais legais para ensaios pré casamento, dicas de maquiagem pra noiva, dicas do que fazer no grande dia, tipos de ensaios para pré casamento.
Assim, você vai criar um conteúdo legal que atraia o seu leitor.
Nesse texto, é interessante que nos tópicos das dicas que você vai dar, tenham links direcionando o cliente para outros álbuns no seu site. Isso é bom porque o Google favorece a prática de links direcionando para o próprio site, vai manter o seu cliente mais tempo dentro do site e com isso, a sua taxa de rejeição vai diminuir.
Se não tiver criatividade para criar esses posts, você pode ir em blogs de casamento, ver as postagens dele e criar algo inspirado nisso.
Você também pode criar posts com parceiros que trabalham no mercado de casamento, citando buffets, lojas de aluguel de trajes e outros fornecedores e empresas. Além de que indicando eles, você pode ser indicado de volta e fechar mais contratos.
Intercalar postagens no blog com postagens no portfólio pode te levar a ter um site mais atualizado e mais frequente, coisa que o Google também reconhece e ajuda a te levar ainda mais acima no posicionamento das buscas.
Ah, e não se esqueça da URL amigável. Já explicamos sobre ela aqui! :)
7 - Divulgue!
Se ninguém conhecer o seu conteúdo, criar ele não vai valer de nada!
Então divulgue. Poste nas redes sociais. Deixe que as pessoas saibam que você tem material no seu site que merece e deve ser visto. Então compartilhe sempre, divulgue sempre e deixe que as pessoas saibam o que você faz e queiram ver isso.

Comentários
1 comentário
Muito fera, me ajudou muito, só no acesso ao passo a passo do Google Analytics, e alerta que não tenho acesso a esse conteúdo.
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